Como usar o Sitemap no Blogger

5 de janeiro de 2014

3 comentários:
O sitemap.xml é um arquivo responsável por informar ao mecanismo de pesquisa sobre seus urls disponíveis para a indexação. Resumindo muito, os sitemaps são muito importantes para o bom rendimento do SEO do seu blog. Pensando nisso, crio este simples tutorial com o objetivo de auxiliar os que procuram informações quanto a isso, e abrir os olhos de todos os usuários do blogger que não usam deste recurso.

O Blogger por padrão possui alguns arquivos que possibilitam a criação de um sitemap, este são os urls de feeds, e o próprio url /sitemap.xml. Obviamente o arquivo adequado em nosso caso é o sitemap.xml.

Como enviar um sitemap ao Google Webmasters

O Google Webmasters é um serviço disponibilizado pelo google para o gerenciamento do seu site quanto ao mecanismo de busca mais famoso da internet. Nele é possível configurar diversos pontos do seu site, e um deles é o envio do arquivo sitemap.xml.

1 - Para enviar o sitemap do seu blog, inicialmente faça login nas Ferramentas do Google para Webmaster, clicando neste link.

2 - Procure pelo seu blog na tela inicial. Geralmente os blogs criados por você ou gerenciados, são inseridos automaticamente no painel do webmaster, por ser um serviço do google, com certo vinculo ao blogger. Se não encontrar seu blog, clique no botão vermelho que indica "Adicionar site", e insira o url do seu blog.

3 - Clique sobre o link do seu blog para ser direcionado as configurações do site.

4 - Nas opções que forem exibidas as direita, clique em "Rastreamento "Sitemaps".


5 - No lado direito da tela, clique em "Adicionar/Testar sitemap".

6 - Preencha o campo conforme descreve a imagem abaixo:


7 - Para finalizar, clique em "Enviar Sitemap" ou se desejar testa-lo antes, clique em "Sitemap de teste".


Após esse realizar este procedimento, poderá notar que todas as páginas do sitemap que foram enviadas serão indexadas no Google (caso ainda não estejam), ajudando e muito no SEO do seu blog.

3 comentários:

  1. Estranho, em outro site eu vi a parte final de maneira diferente onde ele pede para colocar um código ao invés de "sitemap.xml".

    Veja a forma que eu fiz: http://www.espacoblog.com/2013/05/adicionar-sitemap-do-blogger-no-ferramentas-para-webmasters.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael,

      O tutorial utiliza os feeds para definir as postagens que apareceram no Sitemap. Já eu explico como usar o real sitemap do blog. Ao usar os feeds você tem que definir quantas postagens aparecerão. Já ao usar o Sitemap, todas as postagens serão enviadas ao índice do Google.

      :)

      Excluir