Como criar um Índice no Blogger

6 de janeiro de 2014

11 comentários:
O índice é muito útil para agrupar todas as postagens (arquivos) do seu blog. Com a criação de um índice, é possível que você e seus leitores acompanhem o que já foi publicado no blog, como forma de facilitar a localização de determinada postagem ou conteúdo. Com isso, a criação de uma página com um índice de conteúdo é importante.

Neste tutorial, estarei ensinando como criar uma página específica ao índice e inserir o código JavaScript a ela.

O código JavaScript

O código JavaScript é o que fará a mágica acontecer. Encontrei este código na internet, e por sua utilidade, hospedei ele em minha conta do DropBox, por segurança. Então, caso queiram salva-lo, e hospedar em um serviço de hospedagem, fica a gosto de cada um. Encontre o código através deste link.


Criando uma nova página

O próximo passo do tutorial é criar uma nova páginas em banco, aonde iremos inserir o código. No painel do blogger, clique em "Páginas", no lado direito da tela. E em seguida selecione "Nova página" › "Página em branco".


Você será direcionado a nova página em branco, e lá deverá selecionar a opção "HTML", para mudar o formato de texto a ser inserido, conforme mostra a imagem abaixo:


Bastará colar o código abaixo com as devidas alterações e Publicar a página que o Índice começará a funcionar em seu blog.

<script src="http://yourjavascript.com/0231112451/hzenny.js"></script>
<script src="http://www.henriquezenny.blogspot.com.br/feeds/posts/default?max-results=9999&amp;alt=json-in-script&amp;callback=loadtoc"></script>

Aonde está o link do meu blog em vermelho, altere pelo link do seu blog, para que o recurso funcione.  E isso é tudo. Com isso você terá uma página de índice para seu blog, que irá contabilizar todas as postagens, as classificando em blocos por mês de criação, facilitando muito a visualização do conteúdo.

11 comentários:

  1. Henrique

    seu codigo javascript parou de funcionar?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Me ajudou muito, só queria que fosse listado por categoria, melhor para o meu blog. Tem como?
    Obrigada novamente.

    ResponderExcluir
  3. Tem como reupar esse arquivo javascript?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis aqui: http://yourjavascript.com/0231112451/hzenny.js

      Excluir
  4. Meus Caros
    Também Eu recentemente tive diversos problemas no meus blogs com a página do índice.
    Encontrei um código funcional à data que permite a criação dum Índice por Categorias. Coloquei um post no meu blog que espero que ajude, em http://jotavmultimedia.blogspot.pt/2015/03/indice-de-conteudo-por-categoria-para-blogger.html
    Com a informação nela contida pode ser que o Henrique possa dar uma ajuda e validá-lo.
    G Abraço

    ResponderExcluir
  5. o mês de março aparece Março 2015

    ResponderExcluir
  6. nossa eu fiz vários mais só com o seu eu consegui muito obrigada

    ResponderExcluir
  7. Ainda funciona?
    Testei aqui e nada aconteceu.

    ResponderExcluir
  8. Olá Henrique,
    Eu fiz em meu blog e funcionou, porém aparecem apenas as postagens feitas a partir e 14/06/15, as anteriores a esta data não aparecem... sendo que todas as postagens tem marcadores, o que pode estar ocorrendo?
    Litta Santos

    ResponderExcluir