Como alterar o Favicon do seu blog

10 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:
Podemos definir favicon (favorito + ícone) como a miniatura que corresponde a determinado site. Logo, sua função é facilitar a identificação do site. Os favicons são encontrados na parte superior do navegador, na guia onde o site se encontra localizado.

Por padrão o blogger possui seu logotipo como favicon para todos os blogs. No entanto, ele permite que faça a alteração desta imagem através do layout do seu blog, como a edição de um gadget comum.

Como trocar o favicon do seu blog

1º - Faça login em sua conta do blogger, e acesse o Painel de controle;

2º - Escolha o blog desejado e clique em Layout;



3º - Localize o gadget denominado Favicon. Geralmente se localiza acima do cabeçalho;

4º - Ao encontrar o gadget, clique em "Editar".



A partir de agora, você deverá enviar seu favicon ao blog, com algumas observações importantes a serem feitas, sendo que a imagem a ser enviada deve estar entre esses quesitos:

  1. Tamanho menos que 100KB;
  2. Ser consideravelmente quadrada;
  3. Estar no formato .ico.



Após isto, bastará escolhe a imagem, e envia-la. Geralmente demora algumas horas para a alteração do favicon ser concluída, não sendo de imediato. Ou pelo menos sempre foi assim em todos os blogs que tive.

Como criar um favicon

Diversos sites proporcionam a possibilidade de criação de favicons e ícones online. Um site conhecido e que recomente é o favicon.ico Generator. Com uma interface simples, ele possibilita a criação de uma imagem baseada em pixels, com algumas possibilidades de personalização.

A imagem acima representa a tela do site http://www.favicon.cc/


Outra dica é o uso de conversores de imagens. Convertendo assim a imagem que se encontra no formato de imagem comum (jpg, png, etc.), criada em um editor de imagem comum (Paint, PhotoScape, Photoshop, etc.) para o formato do favicon, o .ico. Existem alguns sites muito interessantes que realizam esse procedimento de conversão, um exemplo de site útil, que já utilizei para isso foi o ConvertICO.com. É possível também, que use softwares que realizam este processo.

Não estarei me aprofundando muito neste assunto referente a criação, conversão, dos favicons por ser algo consideravelmente simples, visto que os sites informados possuem instruções precisas de como o procedimento deve ser feito. O que irá ser levado muito em conta, será a criatividade na hora da criação do seu favicon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário