Como criar postagens dentro de páginas no Blogger

24 de outubro de 2013

25 comentários:
A quantidade de páginas no blogger é limitada a 20. Sendo assim não é possível criar uma página para cada conteúdo ou tema do seu blog, e assim, causando uma séria dúvida em muitos blogueiros leigos no assunto: Como coloco essa postagem dentro daquela página?

O procedimento é simples, fazendo uso dos "Marcadores" nas postagens, estes são responsáveis por agrupar e separar as postagens por categorias. O procedimento não é complexo, mais exigi um pouco de atenção, para se obter um resultado positivo ao fim do tutorial. Vamos lá!

ATUALIZAÇÃO 02/06/14 - VÍDEO - CRIANDO POSTAGENS DENTRO DE PÁGINAS ESPECÍFICAS NO BLOGGER.

Rotulando as postagens com os marcadores

O primeiro passo deste tutorial é indicar quais postagens apareceram por marcador. Para isso, faça login no blogger, e acesse o menu "Postagens" do blog desejado. Lá você deverá selecionar as postagens e clicar no ícone dos marcadores, como indicado na imagem abaixo:


Após isso, crie um novo marcador referente ao tema da postagem. Por exemplo, eu crio uma postagem básica sobre o blogger, então eu devo marcar a postagem com a tag "Básico". O nome do marcador será referente ao nome da página com as postagens relacionadas.

Criando um link para o marcador para ser usado na página

Depois de ter inserido o marcador na postagem, será necessário criar um link para a página que está por vir. Vejamos abaixo:

O link usado para buscar marcadores é este: http://seublog.blogspot.com.br/search/label/Marcador

Alterando o link..

http://seublog.blogspot.com.br - deve ser substituído pelo link do seu blog;
Marcador - deve ser substituído pelo nome do marcador que você usou na postagem. O nome deve ser idêntico (contando acentos e letras maiúsculas, pois qualquer diferença fará o link não funcionar).

No meu caso, para encontrar a postagens relacionados ao conteúdo básico do meu blog ficaria assim:
http://henriquezenny.blogspot.com.br/search/label/Básico

Colocando o link nas páginas do blogger

Caso você deseje que o link apareça junto com as páginas do seu blog, isso é possível. Inicialmente, copie o link criado no procedimento acima, e vá até o menu "Páginas" do blog. Procure pela opção "Nova página" e selecione "Endereço da web", e em seguida dê um título a página, cole o link copiado anteriormente e salve as alterações. 


Resultado...


Pronto, seu link foi inserido nas páginas do seu blog. Agora, qualquer um que clicar no link será direcionado a uma busca pelo marcador da página.


Lembrando, caso tenha problemas para exibição do gadget "Páginas" (sim, o menu onde aparecem os links), siga as instruções deste tutorial: O Gadget páginas não aparece em meu blog! O que eu faço?

25 comentários:

  1. henrique Seu blog é muito Bom mas essa postagem não está muito clara será que tem como explicar melhor, sou iniciante ainda..
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana,

      Realmente este tutorial não é um dos mais claros deste blog. Estarei refazendo este tutorial quando meu tempo permitir!

      Abraços!

      Excluir
    2. Eu fiz tudo oque diz no tutorial e não deu certo. Por que?

      Excluir
  2. Olá pessoal,

    Fiz um vídeo explicando melhor o processo, como prometido!

    ATUALIZAÇÃO 02/06/14 - VÍDEO - CRIANDO POSTAGENS DENTRO DE PÁGINAS ESPECÍFICAS NO BLOGGER.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Funcionou perfeitamente...
    Procurei algum tempo como fazer isso e com seu tutorial entendi. Ele realmente não é muito claro, mas basta prestar a atenção e conhecer um pouco do Blogger que dá pra fazer isso sem problema nenhum e até em templates personalizados.

    Obrigado! Ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. Da para deletar as postagens da página principal sem sair das que criei ?

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer que, utilizando as ferramentas do Blogger, é impossível CRIAR uma página (do menu de Páginas, não utilizando marcadores) e fazer com que ela apareça nos resultados de busca?

    ResponderExcluir
  6. Olá Henrique, criei varias etiquetas e quando eu entro em uma delas e clico na opção selecionar etiquetas ele não mostra as outras que criei para selecionar, pode me ajudar? Tenho dois blogs e no outro está tudo certinho mas nesse não consigo selecionar uma etiqueta dentro da outra..me ajude por favor..Abraços.. Leiliane

    ResponderExcluir
  7. Oi, muito obrigada :) isso me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Henrique, tenho uma dúvida, esse seu menu que esta em vermelho, você criou através de "MARCADORES", certo?
    Então, eu baixei uma template que já tem esse menu, porém eu não consigo fazer que nem você.

    Tenho que excluir ela e colocar um marcador?

    Não consegui colocar um marcador nessa posição. Na parte superior horizontal.

    Pode explicar como você fez esse seu, inclusive com a casinha do início?
    Sou iniciante...
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  9. obrigada me ajudou muito


    www.acaixadepandora.com.br

    ResponderExcluir
  10. Excelente blogg! Parabéns. Foi o único blogger que realmente me ajudou!

    ResponderExcluir
  11. Eu criei um blog recentemente, to seguindo todos esses passo copio o link adicio aos links externos crio o nome da página salvo o link, daí aparece la no menu a página porém quando clico diz q a página não existi

    ResponderExcluir
  12. Ajudou, e como, a meses estou tentando criar as paginas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Vale a pena complementar com este vídeo:
    Como criar Menus e colocar postagens dentro das páginas no Blogger

    https://youtu.be/wEzXdNJF6SI
    Stuntman Tutoriais
    liberdadefinanceiramm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acesse meu blog e veja como ficou legal a sua dica, muito obrigada! www.brasil2brazil.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Preciso de tirar uma dúvida. Tenho tipo um menu na parte superior do blog, com algumas divisões de assuntos feita por meio do badget de páginas. Como relaciono um post a um deles?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Você deverá criar a categoria como ensino no tutorial, e em seguida, inserir no link correspondente ao menu, por meio do Editor HTML do Blogger.

      Abraços!

      Excluir