Blog lento, demorando a carregar. Como resolver?

26 de outubro de 2013

2 comentários:
A velocidade um um site/blog é essencial para atrair novos leitores. Quando um blog é lento e demorar muito tempo para carregar completamente muitos leitores deixaram o site antes mesmo que seu carregamento seja completo. São muitos os blogueiros inexperientes que abusam de certos recursos como a grande quantidade de postagens na página inicial, de gadgets que fazem uso de scripts terceirizados, etc.

Abaixo, deixo algumas dicas e truques de como aumentar a performance do seu site, atraindo assim mais leitores:

Reduza o números de postagens na Página Inicial

A quantidade de postagens a serem exibidas na página inicial influencia diretamente no carregamento do seu blog. É muito simples configurar a quantidade de postagens a serem exibidas em seu blog utilizando a guia Layout, bastando clicar em "Editar", no gadget referente as postagens do seu blog.



Sugiro que insira menos de 8 postagens a serem exibidas na página inicial, assim o carregamento será mais rápido.

Imagens e componentes de mídia

Imagens, vídeos, players musicais, tudo isso gera lentidão no carregamento do seu blog. No caso das imagens é sugerível que use somente imagens com dimensões já definidas, e não faça definições como altura e largura de imagens através do HTML. Evite adicionar vídeos com players automáticos, pois a reprodução começará automaticamente, conforme a página for acessada, demorando mais ainda seu carregamento. O mesmo ocorre com os players de músicas automáticos, além de incomodarem muito e fazerem até com que os leitores deixem seu blog.

Uso consciente de Gadgets

Use somente quando necessário e com bom senso. Muitos gadgets são totalmente desnecessários em um blog (como: calendário, relógio, joguinhos, música, etc) e só fazem a página demorar e demorar a carregar. Faça uso somente de gadgets úteis e que podem favorecer seu blog.

Um designer eficiente

Por um site limpo e eficiente. Remova todas as personalizações e estilos desnecessários. Como fontes externas, menus em flash, etc. Deixe seu site com uma cara mais profissional. Diminuindo também a quantidade de imagens externas do seu blog, melhorando o carregamento.

O uso do JavaScript

Os códigos JavaScript tem variadas e úteis funções, por isso as vezes são indispensáveis em seu blog. No entanto, os códigos JavaScript bloqueiam a renderização de todo o conteúdo quem vem abaixo dele. Em alguns navegadores inclusive, bloqueiam o download dos componentes seguintes. A melhor coisa a ser feita é inserir os códigos JavaScript no final do seu blog, antes do fechamento da tag body.

CSS no topo da página

O CSS deve ser inserido sempre no topo da página, no head junto com os demais estilos. Evite criar estilos em gadgets "HTML/JavaScript" separadamente da tag skin.

Teste a performasse do seu blog

Use o site PageSpeed Insights para verificar o desempenho de sua página. Lá você deverá inserir o URL do seu blog e em seguida receberá em quais pontos seu blog está pecando e deve melhorar.

2 comentários:

  1. Tem algum jeito de verificar a performasse do blog, e melhorar automaticamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,

      Para verificar a performasse do seu blog, sugiro que use o http://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

      Infelizmente o processo de melhora não é feito automaticamente.

      Abraços!

      Excluir